30 de setembro de 2010

O que falam da gente - parte 4

O CNT Jornal exibido em 20/09 fez uma reportagem sobre cursos preparatórios para o ENEM e, claro, o Mande Bem no Enem está lá. Clique e confira.


29 de setembro de 2010

Probabilidade e estatística – quer mandar bem?

Qual a probabilidade de você mandar bem no Enem? e as estatísticas dos seus estudos?
Deu frio na barriga só de ler essas palavras? Fique tranqüilo e veja um trecho da aula em que o Matu e o Arthur explicam esses conceitos e mostram que nos exercícios do Enem eles podem aparecer de várias formas e não só na área de Matemática como seria o mais óbvio.
Se tiver dúvidas, pode postar aqui.

28 de setembro de 2010

Reforma ortográfica: você está atento a ela?

Às vésperas do ENEM e dos principais vestibulares é bem possível que você já tenha ouvido falar no acordo ortográfico ou reforma ortográfica. Para os mais desatentos, em janeiro de 2009, entrou em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa com o objetivo de aproximar e padronizar ainda mais as grafias dos oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) que falam o nosso idioma. Esse acordo assinado entre os países prevê mudanças na língua portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y ao idioma, além de novas regras de acentuação.

Por enquanto, as duas normas ortográficas serão aceitas em exames escolares e vestibulares, mas fique atento à coerência: se começou com uma vá até o final.

Veja se as novas regras estão claras para você no game preparado para isso. http://fmu.br/game/home.asp Se quiser revisar ou tiver alguma dúvida deixamos separado um guia com as novas regras. http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200904-guia.pdf

24 de setembro de 2010

Possíveis temas para o ENEM 2010

A prova está chegando e a pergunta “o que será que vai cair no ENEM?” é quase inevitável. Antes de respondê-la precisamos lembrar que o tipo de prova que é o ENEM conjuga teoria, observação, interpretação e atualidades. Por isso, fique atento ao que está acontecendo no mundo.

Por exemplo, a bola Jabulani, tão comentada durante os jogos da Copa do Mundo, pode ser protagonista de uma questão de Ciências da Natureza justamente pela trajetória que podia traçar. Ainda em relação às Ciências da Natureza, fique atento às noticias relativas à dengue e, claro, a manifestação do vírus H1N1, que deixou a Organização Mundial da Saúde em alerta nos primeiros meses do ano.

A política externa e de combate ao terrorismo em países como Irã, Israel, Afeganistão e Iraque também são fortes candidatas a serem temas de questões na área de Ciências Humanas. Nossa economia e a taxa de juros, que voltou a subir neste ano, podem ser assunto na área de Matemática.


Já deu para perceber que as notícias podem mostrar dicas preciosas para quem está estudando. Inclua a leitura de jornais em sua rotina de estudos e preparação para mandar bem.

Se quiser ler mais sobre esse tema acesse:

23 de setembro de 2010

ENEM para universidades federais

Cerca de 92 mil vagas para as universidades federais serão preenchidas exclusivamente a partir da nota obtida no ENEM.
Se você está de olho em uma universidade pública, leia a reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo e comente aqui.

22 de setembro de 2010

Perguntas e respostas sobre o curso

Já falamos um pouco sobre as redes sociais e que o Mande Bem no Enem está presente em várias delas, mas naquele post de 13/09 não falamos que muitas pessoas estão tirando dúvidas sobre o curso a partir delas.
Dá uma olhada nesse exemplo do Yahoo! Respostas.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100909173534AArQILQ

O que falam da gente - parte 3

Durante o 16° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância) o Mande Bem no Enem foi mencionado e discutido como forma inovadora de preparar estudantes para o ENEM. Veja um trecho da entrevista da palestrante Suzane Garrido.

21 de setembro de 2010

Concurso cultural Atrevida e Mande Bem no Enem - quem ganhou

Durante todo o mês de agosto e parte de setembro fizemos um concurso cultural em que as melhores respostas para a pergunta "Por que é importante mandar bem no Enem?" ganham um login para o curso.
Veja só quem respondeu e agora já pode se preparar para mandar bem no Enem


NomeCidadeEstado
Andressa Coelho de AmorimAraquariSC
Ariane Carla de Morais SilvaPaulistaPE
Bianca Capelo Faria MartinsItajubáMG
Camia de Freitas RochaParaiso do NortePR
Chaiane ThomasCerro LargoRS
Larissa Borges Pereira IsidorioColatinaES
Mariana Cordeiro CavalcantiTeixeira de FreitasBA
Paula Tamara Siqueira de MeloBoa VistaRR
Rafaela David de MoraisItaguaçuGO
Thauany Oliveira LimaRio de JaneiroRJ

Parabéns e bom curso a todos.

17 de setembro de 2010

Redação no ENEM

Já falamos sobre como é importante treinar e se familiarizar com o estilo de materiais e propostas de redação do ENEM. Que tal começar por essa?


Logo abaixo está a proposta de redação que foi usada na prova de 2008. Na época, ela foi bastante comentada porque exigia do aluno além da interpretação do texto a escolha clara de um argumento central.

Faça esse teste de interpretação e argumentação. Seria legal você deixar nos comentários como imagina fazer a redação e de que maneira pretende usar os textos de apoio. Assim, vamos criando uma rede de idéias.


O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:



1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.


Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

16 de setembro de 2010

ENEM e suas siglas

Quem está estudando ou organizando documentos para fazer inscrições em universidades já deve ter percebido o número de siglas que existem para designar programas de incentivo, bolsas governamentais ou universidades. De repente aparece ProUni de um lado, SiSU de outro. Até parece uma outra língua.


Neste post quero destacar uma em específico – SiSU. Essa sigla significa Sistema de Seleção Unificada e diz respeito ao sistema gerenciado pelo Ministério da Educação que garante que novos estudantes sejam selecionados por universidades públicas a partir da nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O SiSU divulga diversos comunicados aos estudantes, além de orientações sobre o funcionamento e inscrições em seu site. Se você tem alguma dúvida sobre isso vale a pena visitar http://sisu.mec.gov.br/index.html

15 de setembro de 2010

Já sabe aonde você vai fazer a prova?

Estamos em meados de setembro e é justamente nessa época que os inscritos no ENEM recebem em casa uma correspondência do Inep com informações duas coisas extremamente importantes: o local da prova e o cartão resposta.


Se você ainda não recebeu, fique atento às correspondências da sua casa e não deixe de ver informações atualizadas no site do Inep ou em sua escola.

Ainda temos tempo até a prova, mas saber o local já tira uma boa parte da ansiedade e ajuda a planejar o trajeto de casa até o local da prova.

14 de setembro de 2010

Como mandar bem em alguns temas – meios de comunicação

Você já deve ter percebido que existem temas que são recorrentes em manchetes de jornais, revistas e comentários nas ruas. Fique atento a eles. O fato de a genética, os combustíveis renováveis, as negociações de paz entres países do Oriente Médio ou mesmo os meios de comunicação fazerem parte de nossos assuntos cotidianos indica, não só que estamos atualizados, como também é um grande indício de que são temas que podem e são bastante explorados em questões do ENEM.


Para deixar isso um pouco mais claro, vamos ao exemplo dos meios de comunicação. Dentre as habilidades a partir das quais a prova do ENEM é elaborada (comentamos sobre elas no post de 10/09) existe a questão da linguagem e a capacidade do estudante de reconhecer o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. Isso quer dizer, que temas relacionados ao papel dos meios de comunicação podem ser abordados sob a ótica cultural, comunicacional ou mesmo comentando sobre o seu papel na difusão de importantes temas como o desmatamento.

Dê uma olhada em um trecho da aula sobre meios de comunicação. A Raquel e o Arthur vão passo-a-passo dizendo como esse tema pode se relacionar com vários outros. http://www.youtube.com/watch?v=Cev5-UavMeU


Viu, agora você já sabe que o que se passa na televisão ou jornal não está lá à toa.

13 de setembro de 2010

Mande Bem no Enem nas mídias sociais

O Mande Bem no Enem conversa com vocês não é só por esse blog. Tem bastante gente se informando e comentando sobre o curso no Twitter (@mandebemnoenem) e no Orkut. Lá, recebemos mensagem como a do @lucastaglia que disse “O @MandeBemnoEnem é simplesmente sensacional! Bem preparado, Professores capacitados, e uma didática sensacional. Estou satisfeito...” ou da @lariissacsena “recebi os livros do @MandeBemnoEnem *-* me empolguei mais ainda :D”


Nas mídias sociais também colocamos algumas dicas de estudo e o que está sendo dito sobre o ENEM. Um pouco de cada coisa para você ficar bem informado e mandar bem.

10 de setembro de 2010

Matrizes do ENEM

Você sabia que as matérias estão organizadas de um jeito diferente no ENEM?


É isso mesmo. No ENEM, você não vai responder às questões de cada matéria de forma separada. Na prova, as matérias são interligadas. Ou seja, um problema só pode envolver várias disciplinas diferentes. Portanto, você tem que ser craque não apenas nas matérias, mas tem que saber interligá-las.

As matrizes fazem com que as questões da prova fiquem organizadas de um jeito que não é o tradicional. Mas isso não será uma surpresa no dia da prova. Você pode conhecer essas matrizes desde já. Assim, pode treinar com antecedência e ficar familiarizado com o ENEM bem antes da sua realização.

A prova é dividida em grandes áreas de conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Você pode conhecê-las com mais detalhes no site do INEP, que organiza o teste: http://www.enem.inep.gov.br/pdf/Enem2009_matriz.pdf

9 de setembro de 2010

Organize o seu tempo para o Enem!

Olá!

Estamos no dia 09 de setembro. Para os otimistas, mais de um mês para a prova do ENEM. Os mais aflitos dirão que têm menos de dois meses para estudar tudo. Há também os que calculam dia por dia e, assim, faltam 57 dias para o ENEM.

A nossa sugestão é que voce faça uma boa preparação para o ENEM levando em conta o quanto você está disposto a se dedicar. Como? 

Em uma hora por dia é possível assistir a uma vídeo-aula, fazer os exercícios, ver o material complementar e ainda mandar as dúvidas que aparecerem para os professores. Nesse ritmo, você termina as vídeo-aulas em 42 dias, o que quer dizer que ainda sobram 15 dias para uma revisão extra nos assuntos que tiver mais dificuldade e assim voce estará pronto para mandar bem no Enem!

Vamos lá! Organize seus estudos e Boa Sorte!

8 de setembro de 2010

Equipe Mande Bem no Enem – Jonas

Olá aos simpatizantes, visitantes, amigos e curiosos pelo MandeBemnoEnem.com!


A princípio, em meu texto pretendia descrever um pouco daquilo que me levou a ser um dos professores do curso. Porém, surpreendido pelo post do Matu, que já falou de nosso trabalho com tutoria, me vi obrigado a alterar o que tinha em mente.

Sobre o trabalho como tutor, completo o que disse meu irmão: há um prazer difícil de ser descrito quando se consegue ver resultados de que o conhecimento foi transmitido. Por isso, me envolvi no projeto, já que a internet é um meio que facilita a difusão das informações - mais gente absorve o conhecimento, mais prazeroso se torna o trabalho, certo?

Assim, iniciados os trabalhos, tinha a função de selecionar o conteúdo e, principalmente, a forma como seriam passados nas aulas. O foco foi naquilo que o ENEM pede: as relações entre o conhecimento até hoje desenvolvido e as situações comuns do cotidiano. A forma de abordagem dos temas seguiu aquilo que desenvolvi nos 4 anos como tutor e em todos os anos como estudante, que me permitiram conhecer "os dois lados da moeda" - o professor e o aluno, do ensino fundamental ao vestibular.

Além disso, meu desempenho nos vestibulares há seis meses atrás me deu segurança para o desenvolvimento desta função, que espero ter cumprido bem. Agora, é torcer para os alunos do MandeBem atingirem seus objetivos, sem esquecer de deixar clara a disponibilidade para resolver as dúvidas que aparecerem no caminho, já que, diante do desafio que é o ENEM, elas são apenas pequenos obstáculos, totalmente superáveis e que nos fortalecem!


Bons estudos a todos,

Um abraço,
Jonas

3 de setembro de 2010

O que falam da gente – parte 2

Novamente fomos surpreendidos por uma reportagem sobre o Mande Bem no Enem. Dessa vez, quem escreveu sobre o curso foi a revista 7 dias. Eles fizeram uma reportagem orientando os pais sobre a importância do ENEM, as peculiaridades da prova e dicas sobre preparação.

2 de setembro de 2010

Quem já está mandando bem no Enem – parte 2

Pessoal, quero dividir com vocês uma mensagem muito especial que recebemos da Sara. Ao que tudo indica ela está gostando do curso e quer mandar muito bem no ENEM.


Olá Yarita, é com muito prazer que venho por meio deste, elogiar o seu trabalho e de toda sua equipe.
Acabei de receber meus Guias Práticos do Novo Enem, tudo direitinho e conforme combinado. As aulas são excelentes, consigo absorver 90% do que vocês querem ensinar. O resto dos 10 % é culpa das exatas, matemática e física serão sempre meu carma!=[
Ah! Me tornei a fã número 1 do Arthur... Gosto muito dele, quem me dera ter o tido como professor em todos os anos da minha vida!rsrsrs
Enfim, valeu a pena ter me matriculado no curso...
Um beijo a todos e deixa eu voltar pra minha aula que o Arthur ainda tem muito o que me explicar!!!!!!


Sara, muito obrigada pela sua mensagem. Eu e toda a equipe ficamos muito felizes por saber que você está aproveitando e, principalmente, aprendendo com as aulas.

Beijos,

Yarita

1 de setembro de 2010

Cursinho para o ENEM?

Vale a pena fazer um cursinho específico para o Enem?
Essa é a pergunta que muitos estudantes estão se fazendo. Para ajudar você a responder a essa questão selecionamos uma entrevista que mostra visões de profissionais da educação e o que cursos direcionados ao ENEM oferecem de diferente.

http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/08/26/vale-a-pena-fazer-um-cursinho-especifico-para-o-enem.jhtm

Mais sobre o ENEM e as universidades públicas

Já comentamos aqui no blog mesmo que 23 universidades federais vão usar o ENEM como única forma de seleção. Então, fica a pergunta: se no total temos 59 instituições qual a definição das outras 36?

Como informação atualizada é sempre bem-vinda respondemos essa pergunta com esse link. http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/