23 de agosto de 2010

O que falam da gente

Tivemos uma surpresa boa nessa segunda-feira.
Descobrimos que fomos assunto de um artigo publicado no jornal Brasil Econômico.
Como notícia boa tem que ser espalhada, deixamos aí a reportagem para você dar uma olhada e, claro, comentá-la.

Preparação virtual para Enem não dispensa livros
Lélia Chacon - jornalista e editora do site e revista Onda Jovem, do Instituto Votorantim.

Um ator, o Super Arthur, uma garota de história em quadrinhos, a Yarita, e três jovens universitários estão comandando o espetáculo em um site inovador,destinado a preparar candidatos ao ENEM na modalidade de ensino a distância com cursos livres de curta duração. O MandeBemNoENEM.com está há apenas 15 dias na web e já recebeu mais de 20 mil visitas de internautas. A iniciativa é da empresa Streamer, formada por uma equipe multidisciplinar, liderada por Luis Grottera, publicitário, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, e curador do projeto que "tem inovação como mantra, educação como foco central e tecnologia e-learning como solução".


O Mande Bem No ENEM é o projeto de estréia da Streamer, que aproveita a mobilização dos estudantes para o ENEM 2010, marcado para 6 e 7 de novembro. A turma que presta esse exame, que faz vestibular ou quer se preparar para concursos é um dos públicos visados pela empresa. O outro são os estreantes ou já habitantes do mercado de trabalho, que enfrentam as seleções e desafios de crescimento nas empresas e necessitam de atualização profissional constante "para dar bons passos na vida", como define Grottera. Para estes, a empresa está preparando projetos e-learning especiais.

No projeto voltado ao ENEM, os internautas são recebidos num ambiente colorido, atraente e divertido,em que o âncora Arthur começa a dar as boas vindas de cabeça para baixo. É o recado lúdico de que a internet virou do avesso a vida de todos,mas para melhor. No caso do estudante, o ganho é a flexibilidade possibilitada por tecnologias modernas como as do ensino a distância: o aluno escolhe o lugar, a hora e o ritmo de estudo segundo suas necessidades. Conduz o próprio aprendizado, e com mais opções porque está em um ambiente multimídia, em que a aula é enriquecida com vídeos, fotos, música, pesquisa, podcasts e filmes relacionados aos temas. "Movimento, som e imagem facilitam a apreensão dos conteúdos, especialmente para a geração habituada aos games desde o berço", diz Grottera.

O Mande Bem oferece, por R$ 215,00 à vista ou em 10 prestações, 42 vídeo-aulas "que exploram o jeito ENEM de pensar", define Grottera, referindo-se à abordagem inter-disciplinar das questões do exame e também a um certo foco politicamente correto que domina o tratamento dos temas. "A figura de Yarita foi pensada como um contra-ponto a essa visão dominante, ela participa das aulas, faz perguntas, coloca dúvidas e estimula reflexões, além de funcionar como ombudsman do site e ferramenta de relacionamento com o aluno", conta Grottera. Outro diferencial são os jovens professores, três universitários que já passaram pelo ENEM e conhecem as manhas do exame.

Além do acesso às aulas virtuais, de cerca de 20 minutos e sempre acompanhadas por links que complementam o assunto tratado, o internauta recebe em casa quatro guias práticos temáticos elaborados por Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil. Os livros de Prado foram os primeiros voltados à preparação para o ENEM, com 300 mil exemplares vendidos no Brasil. Parece uma evidência de que apenas movimento, som e imagem ainda não fazem a educação, presencial ou a distância. Para quem quer mandar bem no ENEM, na profissão e na vida, ficar constantemente perto dos livros também é um mantra.

12 comentários:

  1. Nossa! Matéria muito legal e traduz demais o curso mesmo!

    Bjbjs,
    Fe

    ResponderExcluir
  2. Mano!!!! Que coincidência!!!!!! Tinha acabado de ver esse jornal em cima da mesa de uma pessoa aqui do banco!!!! Fui la agora e a materia esta la mesmo!!!!!

    Niiiiiiiiiiiiiiiiice!!!!

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Demais! Adorei a matéria.
    beijos, Luli.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo!!!!
    beijo, Sabrina

    ResponderExcluir
  5. ótima matéria Lú.

    esse projeto é um grande motivo de orgulho!!

    bjss,

    I

    ResponderExcluir
  6. Queria que na minha época existisse isso!
    Muito bom, muito bom !

    Marcela

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! Que venham outros MILHÕES de ótimos comentários, matérias, artigos para este projeto tão belo! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabens!!!! Que artigo bom!!!
    Beijos,

    Kike

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Continuem fazendo trabalho de qualidade como esse!
    bjs
    Déia

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudade do meu tempo de enem.
    Adorei o site. Tá lindo.
    Vou encaminhar.
    Beijos
    Marcie

    ResponderExcluir