14 de setembro de 2010

Como mandar bem em alguns temas – meios de comunicação

Você já deve ter percebido que existem temas que são recorrentes em manchetes de jornais, revistas e comentários nas ruas. Fique atento a eles. O fato de a genética, os combustíveis renováveis, as negociações de paz entres países do Oriente Médio ou mesmo os meios de comunicação fazerem parte de nossos assuntos cotidianos indica, não só que estamos atualizados, como também é um grande indício de que são temas que podem e são bastante explorados em questões do ENEM.


Para deixar isso um pouco mais claro, vamos ao exemplo dos meios de comunicação. Dentre as habilidades a partir das quais a prova do ENEM é elaborada (comentamos sobre elas no post de 10/09) existe a questão da linguagem e a capacidade do estudante de reconhecer o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. Isso quer dizer, que temas relacionados ao papel dos meios de comunicação podem ser abordados sob a ótica cultural, comunicacional ou mesmo comentando sobre o seu papel na difusão de importantes temas como o desmatamento.

Dê uma olhada em um trecho da aula sobre meios de comunicação. A Raquel e o Arthur vão passo-a-passo dizendo como esse tema pode se relacionar com vários outros. http://www.youtube.com/watch?v=Cev5-UavMeU


Viu, agora você já sabe que o que se passa na televisão ou jornal não está lá à toa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário