17 de setembro de 2010

Redação no ENEM

Já falamos sobre como é importante treinar e se familiarizar com o estilo de materiais e propostas de redação do ENEM. Que tal começar por essa?


Logo abaixo está a proposta de redação que foi usada na prova de 2008. Na época, ela foi bastante comentada porque exigia do aluno além da interpretação do texto a escolha clara de um argumento central.

Faça esse teste de interpretação e argumentação. Seria legal você deixar nos comentários como imagina fazer a redação e de que maneira pretende usar os textos de apoio. Assim, vamos criando uma rede de idéias.


O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:



1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.


Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário