19 de outubro de 2010

Critérios de correção da redação

Fazer a redação já não é uma tarefa tão simples, justamente por isso e porque você vai dedicar um bom tempo da prova a ela é bom saber como seu texto será avaliado pelos examinadores.

No ENEM, assim como a maioria dos vestibulares, a redação é corrigida por dois avaliadores que consideram o desempenho do aluno segundo os seguintes critérios: modalidade escrita, tema e tipo de texto, coerência, coesão e proposta de intervenção. A nota final do aluno é a média entre os dois pareceres.

No critério modalidade escrita o aluno é avaliado sobre seu domínio da língua escrita. Deve ficar atento, portanto, a erros ortográficos, concordância e regência. Como o formato de texto exigido é mais formal, é recomendável evitar o uso de gírias e coloquialismos.

Quando eles avaliam tema e tipo de texto estão, na verdade, analisando se o aluno compreendeu a proposta e que recursos argumentativos ele vai aplicar sem extrapolar o formato de uma redação dissertativa/argumentativa. Ou seja, com texto impessoal e objetivo, mas com riqueza de argumentos que, de preferência, mostrem a interligação do assunto com várias áreas do conhecimento.

Depois disso vêm dois critérios que sempre andam juntos: coerência e coesão. O primeiro avalia a construção do texto. Está em jogo a capacidade do candidato de selecionar, organizar informações (dadas ou não pelos textos-base) e interpretá-las seguindo um argumento central. Já o segundo, analisa como o aluno une os parágrafos e argumentos sem muitas repetições.

O último critério, proposta de intervenção, avalia a capacidade de análise do problema e a proposta de soluções. É muito importante que essas propostas sejam coerentes com os argumentos e possíveis de serem executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário