7 de outubro de 2010

Desafio Mande Bem no Enem

Já viu esse exercício antes? Ele estava na prova do ENEM de 2008. Tente resolvê-lo e poste a resposta que acha correta. Vamos comentar o exercício logo que atingirmos 10 comentários!

(ENEM/ 2008) Os ingredientes que compõem uma gotícula de nuvem são o vapor de água e um núcleo de condensação de nuvens (NCN). Em torno desse núcleo, que consiste em uma minúscula partícula em suspensão no ar, o vapor de água se condensa, formando uma gotícula microscópica, que, devido a uma série de processos físicos, cresce até precipitar-se como chuva.

Na floresta Amazônica, a principal fonte natural de NCN é a própria vegetação. As chuvas de nuvens baixas, na estação chuvosa, devolvem os NCNs, aerossóis, à superfície, praticamente no mesmo lugar em que foram gerados pela floresta. As nuvens altas são carregadas por ventos mais intensos, de altitude, e viajam centenas de quilômetros de seu local de origem, exportando as partículas contidas no interior das gotas de chuva.

Na Amazônia, cuja taxa de precipitação é uma das mais altas do mundo, o ciclo de evaporação e precipitação natural é altamente eficiente. Com a chegada, em larga escala, dos seres humanos à Amazônia, ao longo dos últimos 30 anos, parte dos ciclos naturais está sendo alterada. As emissões de poluentes atmosféricos pelas queimadas, na época da seca, modificam as características físicas e químicas da atmosfera amazônica, provocando o seu aquecimento, com modificação do perfil natural da variação da temperatura com a altura, o que torna mais difícil a formação de nuvens.

Paulo Artaxo et al. O mecanismo da floresta para fazer chover. In: Scientific American Brasil, ano 1, n.º 11, abr./2003, p. 38-45 (com adaptações).

Na Amazônia, o ciclo hidrológico depende fundamentalmente

a)     da produção de CO2 oriundo da respiração das árvores.
b)    da evaporação, da transpiração e da liberação de aerossóis que atuam como NCNs.
c)     das queimadas, que produzem gotículas microscópicas de água, as quais crescem até se precipitarem como chuva.
d)    das nuvens de maior altitude, que trazem para a floresta NCNs produzidos a centenas de quilômetros de seu local de origem.
e)     da intervenção humana, mediante ações que modificam as características físicas e químicas da atmosfera da região.

8 comentários:

  1. Então, creio que seja a alternativa 'B', acertei ?

    A 'C' e a 'E' é descartáveis.

    ResponderExcluir
  2. Com Certeza a alternativa [B]
    - tão simples como qualquer outra questão dos ENEM's que já aconteceram, pois na maioria das vezes, o enunciado é tão GRAANDE que se prestar bem atenção perceberá que a resposta se encontra na propria QUESTÃO ! ;D

    ResponderExcluir
  3. Huaahuahua concerteza letra (B) noh ainda ta com duvid o enunciado diz td

    ResponderExcluir