17 de fevereiro de 2011

Atualidades: Egito

 Vestibulando ou não, é sempre bom ficar por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo. E é por isso que criamos esta matéria de atualidades sobre o Egito.
 No início de janeiro, parte da população egípcia se reuniu em praça pública protestando contra o desemprego, a inflação, o autoritarismo e a corrupção do governo ditatorial de Hosni Mubarak, há 30 anos no poder.
 Destas manifestações surgiram conflitos entre os cidadãos e as forças armadas, provocando a morte e prisão de muitos manifestantes. Além disso, os protestantes criaram uma extensa comunicação virtual entre eles mesmos e o mundo, atualizando-nos sobre o processo. Sabendo disso, Mubarak, com seu poder de estado de emergência, cortou a internet.
 Apesar da violência e da censura, em 18 dias de protesto foi derrubado o presidente! Mas qual o motivo de Mubarak ter ficado 30 anos no poder? Simples: O ex-presidente anunciou estado de emergência devido à suposta ameaça de tomada de poder por fundamentalistas.
 Neste momento o Egito vive uma transição de regimes, porém seu futuro é incerto. Quem está à frente do país são as Forças Armadas, que já dissolveram o Parlamento e suspenderam a constituição, tal como pedia a oposição.
 Os EUA demonstram total apoio ao povo egípcio. Barack Obama elogiou a atitude dos protestantes e afirmou que a democratização do país deve começar imediatamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário