24 de setembro de 2010

Possíveis temas para o ENEM 2010

A prova está chegando e a pergunta “o que será que vai cair no ENEM?” é quase inevitável. Antes de respondê-la precisamos lembrar que o tipo de prova que é o ENEM conjuga teoria, observação, interpretação e atualidades. Por isso, fique atento ao que está acontecendo no mundo.

Por exemplo, a bola Jabulani, tão comentada durante os jogos da Copa do Mundo, pode ser protagonista de uma questão de Ciências da Natureza justamente pela trajetória que podia traçar. Ainda em relação às Ciências da Natureza, fique atento às noticias relativas à dengue e, claro, a manifestação do vírus H1N1, que deixou a Organização Mundial da Saúde em alerta nos primeiros meses do ano.

A política externa e de combate ao terrorismo em países como Irã, Israel, Afeganistão e Iraque também são fortes candidatas a serem temas de questões na área de Ciências Humanas. Nossa economia e a taxa de juros, que voltou a subir neste ano, podem ser assunto na área de Matemática.


Já deu para perceber que as notícias podem mostrar dicas preciosas para quem está estudando. Inclua a leitura de jornais em sua rotina de estudos e preparação para mandar bem.

Se quiser ler mais sobre esse tema acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário