28 de setembro de 2010

Reforma ortográfica: você está atento a ela?

Às vésperas do ENEM e dos principais vestibulares é bem possível que você já tenha ouvido falar no acordo ortográfico ou reforma ortográfica. Para os mais desatentos, em janeiro de 2009, entrou em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa com o objetivo de aproximar e padronizar ainda mais as grafias dos oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) que falam o nosso idioma. Esse acordo assinado entre os países prevê mudanças na língua portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y ao idioma, além de novas regras de acentuação.

Por enquanto, as duas normas ortográficas serão aceitas em exames escolares e vestibulares, mas fique atento à coerência: se começou com uma vá até o final.

Veja se as novas regras estão claras para você no game preparado para isso. http://fmu.br/game/home.asp Se quiser revisar ou tiver alguma dúvida deixamos separado um guia com as novas regras. http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200904-guia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário